O que é PLR?

PLR significa Private Label Rights (Direitos de Marca Própria) e se refere a uma licença de uso e venda de um determinado produto (ou infoproduto). Essa licença pode conter algumas limitações ou permitir qualquer alteração/uso do produto.

Ao adquirir um produto com esse tipo de licença você precisa ler atentamente o conteúdo da mesma e saber exatamente o que pode ser feito. Alguns produtores (quem vende o produto PLR) não permitem alterações na autoria ou na forma de apresentação do produto. Por exemplo, um e-book pode ser revendido mas o nome do autor e a capa não podem ser alterados. Outros não permitem que o produto possa ser compartilhado ou fazer parte de um pacote de bônus. Muitos produtos PLR tem restrições e o uso indevido vai contra a licença.

E-books, artigos e vídeos são os produtos mais comuns nesse mercado. Mas você também pode encontrar desde cursos completos em vídeo até podcasts e audiolivros.

A quem interessa adquirir um produto PLR?

Se você quer entrar no mercado de vendas digitais vai precisar de um ou mais produtos. Criar ou pagar alguém para criar esse produto custa tempo e dinheiro. Logo, o meio mais rápido é adquirir o produto pronto com uma licença de uso e revenda.

Se você criar ou pagar pela criação de um produto, este será mais original e exclusivo que um PLR. Caso contrário, você estará utilizando um produto que é vendido para muitos outros revendedores, ou seja, com muito mais concorrência. Essa é a maior desvantagem de um produto PLR.

Porém, muitos produtos são revendidos tanto no mercado físico ou digital por diversos revendedores e ainda assim geram lucro, Tudo depende da demanda e da capacidade de conquistar clientes.

A maior vantagem é que você pode iniciar no mercado de vendas digitais no mesmo dia em que adquirir os produtos PLR.

Qualidade dos produtos PLR.

A qualidade é um item indispensável para qualquer produto a ser vendido. Em geral, PLRs tem baixa qualidade, muitos são antigos e contém informações ultrapassadas. Ou não contém referências confiáveis sobre assuntos importantes como saúde, política e mercado financeiro por exemplo.

Porém, se a licença permitir alterações no conteúdo e forma de apresentação, você pode atualizar e contextualizar o conteúdo para torná-lo de maior qualidade e aumentar o interesse de clientes. Uma atualização de capas e páginas de venda também aumentam a chance de boas vendas.

Sites ou aplicativos (como Canva) permitem a criação de conteúdo e capas de forma muito profissional e com baixo custo e até mesmo de graça.

Uma dica: adquirir artigos PLR de um determinado nicho, utilizar sites que reescrevem esses artigos utilizando inteligência artificial, agrupá-los em um e-book (cada artigo um capítulo), criar uma capa e você terá um e-book novo.

Finalizando, o PLR é uma estratégia interessante para quem deseja entrar no mercado digital, mas ainda não tem experiência na produção de conteúdo. Porém, é necessário ter atenção para escolher um PLR de qualidade e customizar com a sua identidade, para construir sua reputação no mercado.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x